top of page

Certo e Errado - O Paradoxo Infernal

Atualizado: 20 de dez. de 2024

Homem calvo com raiva
Certo e Errado o Paradoxo Infernal

Estamos dispostos a ouvir e respeitar as outras perspectivas?


Você já se perguntou se existe uma verdade "absoluta" sobre o que é certo e o que é errado? Será que há uma forma correta de agir, pensar e sentir em todas as situações da vida? Ou será que tudo depende do contexto, da cultura, da época e da perspectiva de cada um?

Essas são questões que nos acompanham desde os primórdios da filosofia, da religião, da ética e da moral. E também são questões que nos desafiam no nosso dia a dia, quando temos que tomar decisões, resolver conflitos, expressar opiniões ou lidar com as diferenças.

Para ilustrar esse dilema, imaginemos uma conversa entre os personagens Certo e Errado, que pode ser representada por esta frase paradoxal:

O Errado falou para o Certo: “Certo, você está errado!” E o Certo respondeu para o Errado: “Errado, você está certo!”


Interessante é perceber como a conversa entre os dois confunde o nosso raciocínio. Você sentiu uma certa confusão mental? Uma dificuldade de entender isso?


Esse paradoxo nos mostra que os conceitos de certo e errado são relativos e dependem do ponto de vista de cada um. O que é certo para um pode ser errado para outro, e vice-versa. Não há uma resposta definitiva ou universal para essa questão.

Mas isso não significa que devemos abandonar nossos valores ou princípios, ou que devemos aceitar tudo sem questionar. Significa que devemos reconhecer a complexidade e a diversidade do mundo em que vivemos, e buscar uma postura mais crítica, reflexiva e tolerante.

Como podemos fazer isso? Aqui vão algumas dicas:


  1. Não se deixe levar pelo senso comum, pelos preconceitos ou pelos estereótipos. Procure conhecer melhor as pessoas, as culturas, as ideias e as situações antes de julgá-las ou rotulá-las.

  2. Não se apegue às suas certezas ou às suas verdades. Esteja aberto a aprender coisas novas, a mudar de opinião, a reconhecer seus erros e a se corrigir.

  3. Não se isole ou se feche em seu próprio mundo. Busque dialogar com os outros, ouvir suas histórias, entender seus pontos de vista, respeitar suas escolhas e compartilhar suas experiências.

  4. Não se imponha ou se submeta aos outros. Busque uma relação de igualdade, de cooperação, de solidariedade e de justiça com todos os seres humanos.


Essas atitudes podem nos ajudar a viver melhor em sociedade, a resolver nossos problemas de forma pacífica e a construir um mundo mais humano e mais feliz.

E você, o que pensa sobre o certo e o errado? Como você lida com esse paradoxo infernal? Deixe seu comentário e participe da discussão!


VAMOS NESTA ROTA? Desenvolva sua Percepção #BLOGSER35


logomarca Ebooks Serianos
Ebooks Serianos

Saudações Serianas

Muito Amor, Respeito e Sintonia.

*Rik Diretor de Conhecimento - CKO

rotadoser©2023 Ano III

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page