top of page

O Valor e a Virtude

Atualizado: 20 de dez. de 2024

Menina Sorrindo
O Valor e a Virtude

Valores e Virtudes: como resgatar o que nos faz humanos


Vivemos em um mundo cada vez mais acelerado, competitivo e exigente. Somos bombardeados por informações, estímulos e demandas que nos consomem tempo, energia e atenção. Muitas vezes, nos esquecemos de cuidar de nós mesmos, de nossas relações e de nosso propósito de vida. Nesse cenário, arriscamos perder o contato com o que nos faz humanos: nossos valores e virtudes.

Valores são princípios que orientam nossas escolhas, ações e comportamentos.

Valores são princípios que orientam nossas escolhas, ações e comportamentos. Eles refletem o que consideramos importante, justo e correto. Alguns exemplos de valores são: honestidade, respeito, solidariedade, liberdade, responsabilidade, etc.


Virtudes são qualidades morais que praticamos diariamente, de acordo com os nossos valores.

Virtudes são qualidades morais que nos ajudam a viver de acordo com nossos valores. Estes são hábitos que desenvolvemos através do exercício da vontade, da razão e da emoção. Alguns exemplos de virtudes são: sabedoria, coragem, justiça, temperança, fé, esperança, caridade, etc.

Valores e virtudes são adquiridos pela humanidade ao longo da história, através da experiência coletiva, da reflexão filosófica, da revelação religiosa e da inspiração artística. Esses são parte do nosso patrimônio cultural e espiritual. Tudo isso nos conectam com nossa essência divina e com nossa missão terrena. Uma prática que da sentido e direção para nossa existência. No entanto, muitas vezes nos distanciamos desses valores e virtudes, devido às pressões externas ou das fraquezas internas. Deixamos de lado o que realmente importa e nos deixamos levar pelo que é superficial, passageiro ou ilusório. Perdemos a noção do que é essencial e do que é acessório. Nos tornamos mais egoístas, materialistas e individualistas. Nos afastamos de nós mesmos, dos outros e de Deus.


Perdemos a noção do que é essencial e do que é acessório.

Como podemos resgatar os valores e virtudes que nos fazem humanos? Como podemos cultivar uma vida mais plena, equilibrada e feliz? Não há uma resposta única ou fácil para essas questões. Mas há algumas sugestões que podem nos ajudar nesse caminho:

  • Buscar o autoconhecimento Conhecer nossos valores pessoais, nossas virtudes potenciais e nossas limitações reais. Reconhecer nossos pontos fortes e fracos, nossas qualidades e defeitos, nossas aspirações e medos. Aceitar-nos como somos, mas sem nos conformarmos com isso. Buscar sempre melhorar como pessoas.


  • Praticar a autodisciplina Exercitar nossa vontade para agir de acordo com nossos valores pessoais. Evitar as tentações que nos desviam do nosso ideal. Controlar nossos impulsos negativos e canalizar nossas energias positivas. Ser coerentes entre o que pensamos, sentimos e fazemos.


  • Desenvolver a autoestima Valorizar nossas capacidades, talentos e realizações. Reconhecer nosso valor como seres humanos únicos e especiais. Agradecer pelas oportunidades que temos e pelos desafios que superamos. Celebrar nossas conquistas e aprender com nossos erros.


  • Cultivar a espiritualidade Conectar-nos com nossa dimensão transcendente. Buscar um sentido maior para nossa vida. Relacionar-nos com Deus ou com uma força superior que nos orienta e nos sustenta. Expressar nossa fé através da oração, da meditação ou de outras práticas espirituais.


  • Ampliar a consciência Estar atentos ao que acontece dentro e fora de nós. Observar nossos pensamentos, sentimentos e reações. Perceber as situações, as pessoas e os contextos em que estamos inseridos. Analisar as causas e as consequências de nossas escolhas.


  • Aprender continuamente Buscar novos conhecimentos, habilidades e experiências. Estar abertos ao novo, ao diferente, ao desconhecido. Explorar nossa criatividade e nossa curiosidade. Aproveitar as oportunidades de aprendizado que a vida nos oferece.


  • Compartilhar generosamente Doar nosso tempo, nossa atenção, nosso carinho, nosso apoio, nossos recursos, nossos dons. Ajudar quem precisa, sem esperar nada em troca. Colaborar com quem compartilha nossos valores e virtudes. Participar de grupos, comunidades ou movimentos que nos inspiram e nos motivam. Contribuir para o bem comum e para o desenvolvimento sustentável.


  • Respeitar a diversidade Reconhecer e valorizar as diferenças entre as pessoas. Aceitar as opiniões, crenças, costumes e estilos de vida alheios. Dialogar com quem pensa diferente de nós. Evitar os preconceitos, os estereótipos e as discriminações.


  • Expressar a gratidão Agradecer pelas coisas boas que temos e que recebemos. Reconhecer o valor das pessoas que nos ajudam, nos ensinam, nos amam. Demonstrar nosso apreço e nossa admiração por elas. Celebrar as pequenas e as grandes alegrias da vida.


  • Cultivar a compaixão Sentir e entender o sofrimento dos outros. Oferecer nossa ajuda, nosso consolo, nossa empatia. Aliviar a dor, o medo, a angústia, a solidão dos que sofrem. Promover a paz, a harmonia, a reconciliação.


  • Viver o presente Aproveitar o momento atual, sem nos preocuparmos excessivamente com o passado ou com o futuro. Estar conscientes do aqui e agora, sem nos distrairmos com o que é irrelevante ou inútil. Desfrutar das coisas simples e belas que nos rodeiam. Ser felizes com o que temos, sem nos apegarmos ao que queremos.


Essas são algumas formas de resgatar os valores e virtudes que nos fazem humanos. Não são fórmulas mágicas ou receitas prontas. São sugestões que podem ser adaptadas à nossa realidade, ao nosso ritmo, ao nosso jeito de ser. O importante é não perdermos de vista o que realmente importa: sermos pessoas melhores, para nós mesmos, para os outros e para o mundo.

VAMOS NESTA ROTA? Desenvolva sua Percepção #BLOGSER32


logomarca Ebooks Serianos
Ebooks Serianos

Saudações Serianas

Muito Amor, Respeito e Sintonia.

*Rik Diretor de Conhecimento - CKO

rotadoser©2023 Ano III

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page