O Valor e a Virtude
- Rota do Ser
- 26 de set. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 20 de dez. de 2024

Valores e Virtudes: como resgatar o que nos faz humanos
Vivemos em um mundo cada vez mais acelerado, competitivo e exigente. Somos bombardeados por informações, estímulos e demandas que nos consomem tempo, energia e atenção. Muitas vezes, nos esquecemos de cuidar de nós mesmos, de nossas relações e de nosso propósito de vida. Nesse cenário, arriscamos perder o contato com o que nos faz humanos: nossos valores e virtudes.
Valores são princípios que orientam nossas escolhas, ações e comportamentos.
Valores são princípios que orientam nossas escolhas, ações e comportamentos. Eles refletem o que consideramos importante, justo e correto. Alguns exemplos de valores são: honestidade, respeito, solidariedade, liberdade, responsabilidade, etc.
Virtudes são qualidades morais que praticamos diariamente, de acordo com os nossos valores.
Virtudes são qualidades morais que nos ajudam a viver de acordo com nossos valores. Estes são hábitos que desenvolvemos através do exercício da vontade, da razão e da emoção. Alguns exemplos de virtudes são: sabedoria, coragem, justiça, temperança, fé, esperança, caridade, etc.
Valores e virtudes são adquiridos pela humanidade ao longo da história, através da experiência coletiva, da reflexão filosófica, da revelação religiosa e da inspiração artística. Esses são parte do nosso patrimônio cultural e espiritual. Tudo isso nos conectam com nossa essência divina e com nossa missão terrena. Uma prática que da sentido e direção para nossa existência. No entanto, muitas vezes nos distanciamos desses valores e virtudes, devido às pressões externas ou das fraquezas internas. Deixamos de lado o que realmente importa e nos deixamos levar pelo que é superficial, passageiro ou ilusório. Perdemos a noção do que é essencial e do que é acessório. Nos tornamos mais egoístas, materialistas e individualistas. Nos afastamos de nós mesmos, dos outros e de Deus.
Perdemos a noção do que é essencial e do que é acessório.
Como podemos resgatar os valores e virtudes que nos fazem humanos? Como podemos cultivar uma vida mais plena, equilibrada e feliz? Não há uma resposta única ou fácil para essas questões. Mas há algumas sugestões que podem nos ajudar nesse caminho:
Buscar o autoconhecimento Conhecer nossos valores pessoais, nossas virtudes potenciais e nossas limitações reais. Reconhecer nossos pontos fortes e fracos, nossas qualidades e defeitos, nossas aspirações e medos. Aceitar-nos como somos, mas sem nos conformarmos com isso. Buscar sempre melhorar como pessoas.
Praticar a autodisciplina Exercitar nossa vontade para agir de acordo com nossos valores pessoais. Evitar as tentações que nos desviam do nosso ideal. Controlar nossos impulsos negativos e canalizar nossas energias positivas. Ser coerentes entre o que pensamos, sentimos e fazemos.
Desenvolver a autoestima Valorizar nossas capacidades, talentos e realizações. Reconhecer nosso valor como seres humanos únicos e especiais. Agradecer pelas oportunidades que temos e pelos desafios que superamos. Celebrar nossas conquistas e aprender com nossos erros.
Cultivar a espiritualidade Conectar-nos com nossa dimensão transcendente. Buscar um sentido maior para nossa vida. Relacionar-nos com Deus ou com uma força superior que nos orienta e nos sustenta. Expressar nossa fé através da oração, da meditação ou de outras práticas espirituais.
Ampliar a consciência Estar atentos ao que acontece dentro e fora de nós. Observar nossos pensamentos, sentimentos e reações. Perceber as situações, as pessoas e os contextos em que estamos inseridos. Analisar as causas e as consequências de nossas escolhas.
Aprender continuamente Buscar novos conhecimentos, habilidades e experiências. Estar abertos ao novo, ao diferente, ao desconhecido. Explorar nossa criatividade e nossa curiosidade. Aproveitar as oportunidades de aprendizado que a vida nos oferece.
Compartilhar generosamente Doar nosso tempo, nossa atenção, nosso carinho, nosso apoio, nossos recursos, nossos dons. Ajudar quem precisa, sem esperar nada em troca. Colaborar com quem compartilha nossos valores e virtudes. Participar de grupos, comunidades ou movimentos que nos inspiram e nos motivam. Contribuir para o bem comum e para o desenvolvimento sustentável.
Respeitar a diversidade Reconhecer e valorizar as diferenças entre as pessoas. Aceitar as opiniões, crenças, costumes e estilos de vida alheios. Dialogar com quem pensa diferente de nós. Evitar os preconceitos, os estereótipos e as discriminações.
Expressar a gratidão Agradecer pelas coisas boas que temos e que recebemos. Reconhecer o valor das pessoas que nos ajudam, nos ensinam, nos amam. Demonstrar nosso apreço e nossa admiração por elas. Celebrar as pequenas e as grandes alegrias da vida.
Cultivar a compaixão Sentir e entender o sofrimento dos outros. Oferecer nossa ajuda, nosso consolo, nossa empatia. Aliviar a dor, o medo, a angústia, a solidão dos que sofrem. Promover a paz, a harmonia, a reconciliação.
Viver o presente Aproveitar o momento atual, sem nos preocuparmos excessivamente com o passado ou com o futuro. Estar conscientes do aqui e agora, sem nos distrairmos com o que é irrelevante ou inútil. Desfrutar das coisas simples e belas que nos rodeiam. Ser felizes com o que temos, sem nos apegarmos ao que queremos.
Essas são algumas formas de resgatar os valores e virtudes que nos fazem humanos. Não são fórmulas mágicas ou receitas prontas. São sugestões que podem ser adaptadas à nossa realidade, ao nosso ritmo, ao nosso jeito de ser. O importante é não perdermos de vista o que realmente importa: sermos pessoas melhores, para nós mesmos, para os outros e para o mundo.
VAMOS NESTA ROTA? Desenvolva sua Percepção #BLOGSER32
Saudações Serianas
Muito Amor, Respeito e Sintonia.
*Rik Diretor de Conhecimento - CKO
rotadoser©2023 Ano III
Comments